quarta-feira, 12 de abril de 2017

Usando o Mel em sabonetes feito no Cold Process


Usando o Mel em sabonetes feito no Cold Process
O mel é um aditivo maravilhoso  que você pode adicionar nas fórmulas do seu sabonete. Ele vai dar uma cor toda especial, um aroma adocicado e ajuda a aumentar a espuma. Aparte destas características físicas ele aumenta a propriedade de hidratação e condicionadora da pele .
Mas… o mel tem suas particularidades e devemos estar atentos  quando queremos agregar esse ingrediente na sua fórmula.
Quando adicionamos o mel, ele gera um super aquecimento no processo de saponificação e isso pode escurecer e muito a cor final do seu sabonete e o resultado não ficar legal. Para resolver esse “probleminha” devemos seguir alguns truques.
  1.   Deixar a solução de soda cáustica e óleos esfriarem o máximo possível antes de misturar um com o outro.
  2.   Colocar seu molde de silicone na geladeira antes de usar para estar frio quando se coloca a massa. É preferível não usar o molde de madeira para fórmulas com mel.
  3.   Depois de colocar no molde, não cobrir com toalha ou film transparente . Cubra com um papel e coloque na geladeira ou até mesmo no freezer por 24 horas. Depois é só tirar e deixar em temperatura ambiente por mais 24 horas e só então pode desmoldar.

Fórmula – Sabonete de Mel e Cera de Abelha

Como já disse antes acrescentar o mel na sua fórmula só vai agregar valor ao seu sabonete aumentando o poder de hidratação da pele. Se além do mel podemos acrescentar a cera de abelha vamos ter um sabonete muito mais suave no contato com a pele mas ao mesmo tempo com uma textura  firme o que faz durar por mais tempo. Outro detalhe importante é que  nos ajuda muito na hora da fabricação por que faz que o TRACE  demore mais tempo em acontecer. Portanto um sabonete de mel e cera de abelha pode não ser um dos mais fáceis de fazer mas é tudo de bom!!
Coloco os óleos em porcentagem para você poder fazer a quantidade que desejar.
  • 24%  óleo de oliva
  • 10% óleo de canola
  • 30% óleo de coco
  • 24%  óleo de palma
  • 10%  óleo de rícino
  • 2% cera de abelha
Aditivos :
  • 2 colheres de sopa de mel para cada quilo de massa de sabão
  • Fragrância e cor de acordo com o gosto
  • 1% de vitamina E  (antioxidante)
superfat : 5%                     concentração da água :  ·30%
coloque a quantidade dos óleos na calculadora online para saber a quantidade exata de soda cáustica e água que deve inserir na fórmula. Vista seu uniforme de proteção e Mãos á obra!!

observações :

  • Se você quiser acrescentar alguma cor no seu sabonete, adicione junto com os óleos aquecidos.
  • O mel, eu adiciono quando o TRACE está bem ligeiro, assim podemos ter tempo para  misturar bem e ficar completamente incorporado em toda a massa antes que o TRACE fique muito grosso.
  • Adiciono a fragrância junto com  a vitamina E   um pouco antes de colocar no molde.
  • Coloque o molde que for usar na geladeira assim estará bem frio quando for jogar a massa dentro
  • substitua a toalha ou o film transparente que usa para cobrir o molde por uma folha de papel e coloque dentro da geladeira . Até mesmo no freezer é uma boa ideia , para evitar o super aquecimento . Pode deixar por umas 24 horas. depois de retirar da geladeira deixe em temperatura ambiente por mais 24 horas antes de desmoldar.
  • A cera de abelha necessita uma temperatura bastante alta para derreter. O ideal é derrete-la primeiro em seguida acrescentar os óleos duros e logo após os óleos líquidos.
Depois de retirar do molde é só deixar curar por 6 semanas e colocar uma linda embalagem para dar de presente ou usar essa maravilha no corpo  !!














http://formuladesabaoartesanal.com.br/usando-o-mel-em-sabonetes-feito-no-cold-process/

Nenhum comentário:

Postar um comentário