Medir o pH com tiras de Tornassol é uma maneira rápida e fácil de ter certeza que seu sabão/ sabonete esta apto para ser usado na sua pele. Sabão com uma alta porcentagem de soda cáustica pode causar irritações e secar sua pele. Por isso é bom ficar sempre atento e pode ter certeza que o ideal é sempre medir o pH do seu sabonete para ter certeza e poder usar seu sabonete tranquilamente.
Uma das maneiras que você pode saber o resultado é usando as tiras de pH ( tiras de tornassol) . Existem vários modelos e de diferentes procedências por isso é bom ficar bem atento para a qualidade do produto e não comprar “gato por lembre” . Para se ter uma idéia, existem tiras que sempre dão o mesmo valor de pH e você acha que seus sabonetes estão sempre perfeitos. Por isso se você quer saber resultados reais e corretos, invista um pouco mais e compre um material BOM de boa qualidade.
Passo a passo
Na minha opinião, depois que faço o sabonete, deixo curar por 72 horas antes de fazer o teste de pH. Isso evita de ter que repetir o processo caso o pH deu um pouco mais elevado do que esperava. Portanto depois de 3 dias, reúna os materiais que você vai precisa para testar o pH :
- o sabonete,
- as tiras de pH com a guia de medição,
- 50 ml de água filtrada
- uma colherzinha .
2 – Com a colherzinha, retire uma pequena lasca do sabonete
3- dissolver esse pedacinho de sabão na água e misturar bem
4- Depois que o sabão ficou totalmente dissolvido colocar a tira de pH dentro e deixar que se empape bem com a mistura de água e sabão.
5 – Retire a tira e faça a leitura do nível de pH de acordo com a guia .
Uma barra normal do sabão deve estar entre 8-10 na escala de pH.
Mas se seu sabão deu um pH elevado e não está apto para se usado não se desespere e também não precisa jogar fora , você pode facilmente transformar seu sabão que tem muita soda cáustica em sabão em pó para lavar a roupa . Veja Aqui como fazer.
Esse artigo foi útil para você? Deixe a qui um comentário…e se você já fez o teste de pH usando as tiras de papel tornassol compartilhe sua experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário